O Grupo Farcimar executou as Barreiras Acústicas no Sublanço Carvalhos / Santo Ovídeo da A1, com Painéis em Betão Poroso, para a empresa Brisa – Concessão Rodóviária , S.A.
A empreitada correspondia à conceção/execução de aproximadamente 25.000m2 de Barreiras Acústicas no âmbito do alargamento da Autoestrada A1, no Sublanço Carvalhos / Santo Ovídeo.
Por forma a satisfazer o preconizado em cadernos de encargos, optou-se pela utilização de Painéis Acústicos em Betão Poroso, com índice de isolamento sonoro igual ou superior a 26 dB (de acordo com a NP EN 20140-3: 1998) e índice de absorção sonora, no intervalo de frequências entre 125HZ e 4000 HZ, com largura de banda de oitava, igual ou inferior a 0,6 (de acordo com a EN ISO 20354:1993). Como estrutura montante foram utilizados Pilares Pré-fabricados em Betão.
Sobre os muros em betão armado, optou-se pela aplicação de Painéis Acústicos Autoportantes. Estes elementos até uma altura de 3m dispensam a aplicação de pilares.
Refira-se ainda a aplicação de aproximadamente 1.870m2 de Painéis Acústicos com a particularidade de apresentaram características de absorção em ambas as faces (Painéis Duplamente Absorventes).
Foram ainda instalados Painéis Acústicos Transparentes, Acrílicos, intercalados com os Painéis de Betão, por forma a reduzir o impacto visual quer para os utilizadores da autoestrada quer para os beneficiários das Barreiras Acústicas.
A gestão e execução da empreitada que tinha como principais tarefas a montagem dos elementos pré-fabricados, ficou a cargo da empresa Arouconstroi, S.A., sendo todos os Elementos Pré-fabricados em Betão fornecidos pela Farcimar, S.A.